O salão de beleza é um espaço reservado para melhorar o visual, aumentar a autoestima e realçar os traços naturais de cada cliente. Por isso, os consumidores precisam sentir confiança no ambiente e nos profissionais contratados.
Portanto, tudo começa por um atendimento de excelência aos clientes, desde um telefonema para agendar um horário, até o momento em que o cliente chega ao salão. Os clientes precisam se sentir especiais, com um atendimento personalizado às necessidades deles.
Confira agora como seguir um padrão de atendimento de excelência para os clientes em seu salão de beleza, boa leitura!
Termômetro do atendimento: salão vazio ou clientes que não voltam
É importante notar que um salão sempre cheio demonstra que há um interesse maior dos clientes por aquele espaço, seja pelo serviço oferecido pelos profissionais, os produtos utilizados e claro, o atendimento.
Nesse sentido, é necessário se atentar em como os clientes são recebidos, a comunicação aplicada, a forma como os profissionais conduzem o atendimento, etc.
Por isso, mesmo que um salão possua os melhores produtos e serviços mas a agenda está sempre vazia, ou seja, não há frequência de clientes, é preciso fazer um diagnóstico para resolver o problema.
Pontos de melhoria
O objetivo principal de qualquer salão de beleza é estar sempre cheio de clientes, não é mesmo? Quando isso não acontece, é necessário um olhar atento para o próprio negócio a fim de encontrar o que é preciso para melhorar.
Como mencionamos anteriormente, o atendimento é o primeiro contato que o cliente tem com o seu salão. Ele pode ser via online quando a anúncios na internet, em postagens nas redes sociais ou via presencial, que é quando o consumidor vai até o seu estabelecimento e agenda um horário para algum procedimento.
Nesse sentido, qual é a primeira impressão que os clientes têm quando entram em seu salão? Está organizado? Os profissionais sabem recebê-los com um sorriso, simpatia e principalmente, sabem ouvir que o cliente precisa?
Cada cliente é único e as suas necessidades também, por isso, um atendimento personalizado é capaz de encantar os consumidores, desde os mais tímidos, até os mais descontraídos.
Pontos de atenção que um salão de beleza precisa observar:
- Agenda sempre vazia;
- Clientes que não voltam;
- Alta rotatividade de colaboradores;
- Falta de treinamento para um atendimento de excelência;
- Atendimento online e presencial ineficientes;
- Demora no retorno para a remarcação de horários.
Treinamento dos profissionais

Para manter o atendimento de excelência, é imprescindível incluir um bom treinamento dos profissionais do salão, começando pela recepcionista até aos profissionais da beleza, responsáveis por efetuar os procedimentos nos clientes.
Vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a aparência, por isso, os salões precisam se preparar para receber bem os clientes, dando-lhes a atenção necessária para que eles fidelizem com o seu salão.
Padronizar o atendimento presencial e online
Vimos até aqui a importância de se ter um atendimento de excelência, sendo necessário então padronizá-lo para manter a qualidade e frequência no salão de beleza.
Não basta atender bem o cliente de forma online e presencialmente as coisas serem diferentes. O treinamento aos profissionais inclui saber como responder bem ao cliente, seja nas redes sociais, como o Instagram, Facebook ou WhatsApp, e também na maneira presencial – assim que ele chega ao salão.
Quando o salão faz uma postagem nas redes sociais, obviamente irá atrair a atenção dos usuários, sejam aqueles que já são clientes, como os que ainda não são. Por isso é necessário estar presente na internet, responder aos comentários e interagir com os seguidores.
Além disso, é imprescindível postar fotos de alta qualidade e resolução para mostrar os resultados na internet.
Experiência do consumidor
Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao atendimento de empresas físicas ou digitais. Até porque a concorrência tem aumentado e gerado maiores opções de escolha para os clientes.
Se um salão não atende bem, o cliente terá uma experiência ruim e por isso, não voltará naquele ambiente. Se o objetivo é aumentar o número de clientes, não faz sentido negligenciar os pequenos detalhes relacionados ao atendimento ao público.
A experiência agradável do cliente começa principalmente:
- Na interação com as recepcionistas do salão;
- Na comunicação sobre quanto tempo eles precisam esperar para serem atendidos, bem como quais clientes estão na sua frente;
- Confirmando qual será o procedimento realizado;
- Se deseja beber algo, como água, café ou chá;
- Respeitando as condições financeiras de cada cliente;
- Tratando todos de maneira cordial e amável;
- Entendendo as particularidades de cada cliente.
A atenção às mudanças e necessidades dos clientes é uma estratégia essencial para o sucesso dos salões de beleza, além de ser uma ferramenta importante para se destacar da concorrência.
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